sábado, 16 de julho de 2011

Relatos de professores

Projeto de Elayne Luciana Leite de Melo “Juiz de Fora – Minha Cidade – Nossa História”
Ler os projetos foi muito esclarecedor,mais uma vez neste país na educação a dedicação dos professores supera as dificuldades.
Minha escolha recaiu no projeto de Elayne Luciana Leite de Melo “Juiz de Fora – Minha Cidade – Nossa História”desenvolvido a partir da exibição cinematográfica realizada na escola na Escola Municipal Cecília Meireles ,no trabalho do cineasta natural da própria cidade João Carriço as imagens antigas da cidade de Juiz de Fora, feitas pelo, há mais de 50 anos.
A justificativa para inserção do projeto segundo Elayne foi estabelecida durante a exibição dos filmes feitos por Carriço, muitos alunos desconheciam ou não reconheciam algumas edificações que ainda estão presentes, hoje, na cidade, a partir deste momento são estabelecidas competências a serem desenvolvidas ora sanando a lacuna do conhecimento da história da cidade ora preenchendo com novas competências nas artes.
Para desenvolver o projeto estabeleceu um trimestre com 2 horas semanais em 3 turmas de 9º ano do ensino fundamental, separados em 6 momentos e com avaliação do projeto desenvolvida após o término do projeto, no qual o aluno se apropriou de todo processo de execução e saberes desenvolvidos, bem como pontuando colaborações pessoais.
Coloco como destaque abaixo o roteiro para avaliação de Elayne que respeita e alicerça o trabalho desenvolvido.

Nesta avaliação do projeto abaixo, escrita pela professora Elayne Luciana Leite de Melo resume-se um projeto que partiu de uma referência de qualidade, o filme de Carriço, e também da necessidade de da ampliação de conhecimento e valorização da sociedade que estão inseridos .
Para que o aluno saiba valorizar e preservar os bens culturais materiais e imateriais de sua cidade é preciso que esse aluno conheça a história dessa cidade. E, com esse objetivo foi desenvolvido o projeto Juiz de Fora – Minha Cidade – Nossa história na Escola Municipal Cecília Meireles. Foram realizadas, nas aulas de Artes, leituras de textos e imagens e desenvolvidas diversas técnicas artísticas sobre o tema. Nessas atividades, além dos alunos demonstrarem interesse em realizá-las e de se expressarem de maneira criativa e crítica na execução de trabalhos artísticos, também se mostraram conscientizados sobre a importância da preservação do Patrimônio Histórico – Cultural da cidade de Juiz de Fora ao realizarem uma reflexão crítica do assunto no final do projeto. Desenvolver um projeto na escola que aborde a questão do conhecimento e da preservação do Patrimônio Histórico – Cultural de uma cidade é de grande importância para a conscientização dos alunos a respeito de sua própria história e de como é formada sua identidade.
Elayne Luciana Leite de Melo
No projeto de Elayne senti a falta da interdisciplinaridade que engrandeceria o projeto que já possuia temas transversais para esta inserção.
Descobri um pouco mais do meu Brasil e deste cineasta percursor do telejornal em salas de cinema que valoriza-se sua região.

Juiz de Fora - CARRIÇO: http://www.youtube.com/watch?v=C6AokPeyJKc