quinta-feira, 21 de julho de 2011

Avaliação no ensino de arte

Começo por "pequenas "reflexões:
Segundo Canen (2001), Gandin (1995) e Luckesi (1996), a avaliação é um julgamento sobre uma realidade concreta ou sobre uma prática, à luz de critérios claros, estabelecidos prévia ou concomitantemente, para tomada de decisão.
Desse modo, três elementos se fazem presentes no ato de avaliar: a realidade ou prática julgada, os padrões de referência, que dão origem aos critérios de julgamento, e o juízo de valor.

A avaliação deverá ser o feedback entre a prática de ensino e de aprendizagem.

A avaliação do processo pedagógico envolve o Planejamento e o Desenvolvimento do processo de ensino. Neste contexto é necessário que a avaliação cubra desde o Projeto Curricular e a Programação, do ensino em sala de aula e de seus resultados (a aprendizagem produzida nos aluno).


Então entendo que:

Avaliar em artes é o resultado de um processo que culmina numa avaliação  que avalie aluno e professor.