Um dos grandes desafios  do ensino de Arte na contemporaneidade é tornar-se uma disciplina  reconhecida por alunos e professores dos outros componentes  curriculares.
E apesar de todos os esforços para o desenvolvimento de um saber artístico na escola, verifica-se que a Arte, historicamente produzida e em produção pela humanidade, ainda não tem sido suficientemente ensinada e apreendida pela maioria dos jovens.
E apesar de todos os esforços para o desenvolvimento de um saber artístico na escola, verifica-se que a Arte, historicamente produzida e em produção pela humanidade, ainda não tem sido suficientemente ensinada e apreendida pela maioria dos jovens.
A arte aparece como  reprodução e não como reflexão na escolarização básica sem  re-significação dos conteúdos abordados, re-elaboração dos saberes em  Arte por professores e alunos.
 Os Parâmetros  Curriculares Nacionais em Arte, traz como eixo principal as quatro  linguagens artísticas que podem ser trabalhadas em sala de aula, este  documento aponta para um ensino de Arte pautado na LDB nº 5692/71 em que  a falta de uma preparação de pessoal para entender Arte antes de  ensiná-la, gerando arte-educadores “polivalentes”. 
Esta proposta dos PCNs na  área de Arte é muito ampla e acredito que devemos fazer um movimento  que leve a valorização das Artes visuais, Teatro, Dança, Música como  disciplinas afins mas com carga horária e professores com formação  específica e não “polivalente”.