domingo, 17 de julho de 2011

O ensino de artes na contemporaneidade



Um dos grandes desafios do ensino de Arte na contemporaneidade é tornar-se uma disciplina reconhecida por alunos e professores dos outros componentes curriculares.

E apesar de todos os esforços para o desenvolvimento de um saber artístico na escola, verifica-se que a Arte, historicamente produzida e em produção pela humanidade, ainda não tem sido suficientemente ensinada e apreendida pela maioria dos jovens.
A arte aparece como reprodução e não como reflexão na escolarização básica sem re-significação dos conteúdos abordados, re-elaboração dos saberes em Arte por professores e alunos.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais em Arte, traz como eixo principal as quatro linguagens artísticas que podem ser trabalhadas em sala de aula, este documento aponta para um ensino de Arte pautado na LDB nº 5692/71 em que a falta de uma preparação de pessoal para entender Arte antes de ensiná-la, gerando arte-educadores “polivalentes”. 

Esta proposta dos PCNs na área de Arte é muito ampla e acredito que devemos fazer um movimento que leve a valorização das Artes visuais, Teatro, Dança, Música como disciplinas afins mas com carga horária e professores com formação específica e não “polivalente”.