domingo, 17 de julho de 2011

Plano de Aula






Ensino Médio -3ºAno
Segundo Trimestre

Objetivos

Conhecer, compreender e analisar os fundamentos artísticos;
Apreciar o objeto estético e suas diversas linguagens;
Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação;
Identificar, relacionar e compreender diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos
artistas.

Conteúdos

A luz na Arte na revolucionária"light painting" ou pintura de luz

A partir de uma simples brincadeira surge o light painting, ou pintando com a luz. Este tipo de fotografia artística, bastante usada na publicidade, pode ser obtido através do movimento de feixes luminosos que dão efeito de pintura ao espaço e objetos da cena a serem captados.
Esta técnica consiste na produção do campo fotográfico de acordo com a proposta, o posicionamento da câmera num tripé, regulagem do obturador para o tempo máximo de exposição, ajuste de foco e abertura do diafragma, e várias lanternas, refletores, apontadores laser, entre outras fontes de luz que irão compor os desenhos.
Para que o efeito dê certo e a fotografia saia perfeitamente, é necessário estar numa sala com ausência de luz e que o objeto a ser iluminado não possua movimentação nos segundos de captura do espaço.
Fácil e eficiente qualquer pessoa pode criar fotografias a partir desta técnica.
Tempo estimado

14 aulas

Introdução

Explorar com o grupo de alunos o estudo da luz dentro da arte e sua evolução até hoje. Sendo da
arte do ateliê para ruas. A arte urbana evolui. Prova disso é o surgimento de novas expressões
artísticas como o "light painting" ou pintura de luz, uma corrente que mistura fotografia, internet e
imaginação e que permite criar imagens fixas ou em movimento. Com um aspecto mais leve que o
grafite convencional, esta escola de arte urbana atribuída a um grupo de grafiteiros alemães tem
seus antecedentes nas fotografias realizadas por Pablo Picasso, nas quais fazia seus desenhos de light painting.
“…Significante, também, é o curso de sua ação, como a imagem progride do começo ao fim. Primeiro ele descreve um pequeno gancho e então ascende para delinear o braço esquerdo do centauro, então a cabeça e os chifres, o braço direito e a espinha; em velocidade frenética – o que é mostrado pela espessura do traço de luz – ele então delineia duas onduladas pernas traseiras, antes de diminuir a velocidade, quase como se fosse parar, enquanto desenha a curva suave do baixo ventre. Subitamente, como se lembrasse de que ainda havia mais por fazer, Picasso imediatamente preenche as estruturas faciais e, sem quebrar o traço, assina com um floreio”.
Gjon Mili, pioneiro no uso do flash eletrônico e colaborador vitalício da revista LIFE
Imagens de light paint



Desenvolvimento

1ª momento

Dialogar com o grupo de como podemos ler uma obra? Qual caminho seguir na busca da
compreensão do caminho percorrido pelo artista.

Levar o grupo para o caminho da compreensão que nosso cotidiano , aprendizagens, nos
leva a compreensões diferentes e neste momento tão particular podemos criar algo que se emancipa
das ciências exatas e que dialoga com o senso estético, social e histórico da expressão da arte.
Lembrando sempre que não existe uma receita pronta para compreensão da arte.

Através da observação de obras de Georges Seurat, Degas, Edward Hopper. Estimular como
ler esta obra, qual caminho foi percorrido para execução..Tente localizar em suas respostas
caminhos possíveis , qual técnica,qual período se encaixa cada obra, são obras que predominam a
forma, a subjetividade, existe algum valor material que posa dignifica-las .Perceberam alguma
intencionalidade na obra? Observaram os seus elementos visuais fundamentais, como a cor, as
formas, as linhas, as texturas, a relação luz/sombra, a composição, sentido figurativo?

Relembrar reflexões feitas anteiormente sobre artistas e períodos da História da Arte,
lembrar Leonardo da Vinci e Sandro Botticelli (Renascimento), Caravaggio e Velasquez (Barroco),
Jaques-Louis David e Gericault (Neoclássico e Romantismo), Claude Monet e Auguste Renoir
(Impressionismo), René Magritte e Salvador Dali (Surrealismo) entre outros, e como eles cada um
desses artistas trabalhou com a questão da luz em suas obras.

2º momento

Trabalhar com fotografia digital, exploras diversos ambientes internos e externos da escola
coletando imagem para reprodução no Projetor de imagens.

Propor ao grupo fazer a sua exposição de imagens. Os grupos deve se alternar, apresentando
os resultados das imagens coletadas e descrever o processo utilizado para realizar esse trabalho –
quais os horários, qual era a luz local.

Levar a uma reflexão do conhecimento desenvolvido com este processo,a luz influencia a
nossa observação de um espaço fotografado?Será que a luz influência nosso bem estar em um
local?

O uso da luz pelo arista nos influência nas sensações(sentimentos).Como podemos
representar a arte com luz? Qual as possibilidade de pintar a luz?

3º momento

No laboratório de informática, propiciar a busca e leitura dos blogs e vídeos a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=QcPp7hXmyl4
http://www.agirlaplanet.com/2011/05/fotografia-light-painting.html
http://www.uberfocus.org/2009/03/02/como-fazer-light-painting/
http://meiobit.com/16008/light-painting-para-iniciantes/
http://alexraimundini.wordpress.com/2011/01/24/lightpainting-desenhando-com-a-luz/
http://mtv.uol.com.br/chivitz/blog/light-painting-–-conheç-técnica-de-desenhar-com-lanternas-e
fotografar-essa-doidera

4º momento/5º momento

Após a pesquisa estimular a produção de "light painting" ou pintura de luz. Momento do
aluno explorar sua criatividade e conhecimento desenvolvido.

Cada grupo deverá escolher um tema e produzir material a ser socializado com a turma e
explorada na divulgação de uma oficina oferecida a outros alunos com monioria dos novos exploradores de "lightpainting" ou pintura de luz.

6º momento

A avaliação será do processo numa avaliação formativa, com auto-avaliação e feedback:tem-se a
possibilidade de oferecer ao aluno um panorama mais detalhado a respeito do aprendizado que ele
desenvolveu, sem se resumir a apenas uma nota.


Avaliação do processo

Como estive com impossibilidade de acessar o ambiente, quando idealizei o plano,pensei em um prazo maior para execução o que me obrigou além das aulas de artes estabelecer parcerias com colegas, a professora de Física sou eu, a de inglês a mesma de Artes e os períodos de espanhol estavam livres( professor estava fora da escola.No prazo de duas semanas e meia cumpri até um pouco mais que a carga horária inicial.
A principal dificuldades ficou na lentidão da internet da escola, que dificultou o feedback, mas com paciência conseguimos levar a pesquisa a diante.
Descobrimos eu e os alunos que é muito difícil fazer as fotos da luz durante o dia , mesmo com ambiente escurecido.
Fotos trazidas pelos alunos que já estavam aplicando os tutoriais por pura diversão estão com melhor visibilidade da luz.
Apesar de não termos ainda terminado a tarefa , a turma do lado ficou tão curiosa que a oficina com os tutoriais e ajudas de meus alunos já ocorreu.
Eles estão bastante interessados,e todo dia recebo uma nova experiência ou solução para as dificuldades com o processo..
Descobertas de novos tutoriais e que alguns são “fraude”, feitos no fotoshop,e muitas vezes com desenhos luminosos,e não rastros luz.
Em sua avaliação colocaram que gostam muito quando a pesquisa e arte usam recursos do computador.

Cronograma já realizado

hora/aula
disciplina
local
procedimento
2





























































02
Artes
Sala de aula Com uso da internet foi realizada projeção em em sala.
A cada vídeo foi discutido o material apresentado em forma de revisão.























































Laboratório de informática


http://www.youtube.com/watch?v=Eq-4LPxZ47w&feature=related


Expressionismo:

Picasso- Relembrando-Forma, cor,luz

Polock:



Edward Hopper;

Light painting;



Web:
Picasso pintando com Luz









Rastros de luz
Fazeram a leitura dos blogs com "light painting" e youtube seguindo lista indicada
em duplas ou trios.
02












02
Física
Laboratório de informática












Salade aula

Câmera fotográfica;
Luz;




Alunos trouxeram suas câmeras e fizemos trocas de informações, fotografamos no ambiente escolar . recursos,possibilidades para fazer light painting
2
Inglês
Laborátorio de informatica
Sala de aula -traduções

Pesquisa de palavras no dicionário que auxiliaram o entendimento.



2
Espanhol





Laboratório de informática
Sala de aula -traduções
O professor não estava na escola , os alunos trabalharam com dicionário.

1-Tutorial


2-Tutorial
3






















02
Artes
Laboratório de Recursos








Laboratório de informática



Trabalho a distância







Oficina

Laboratório de informática




Mostra de trabalhos e continuidade da oficina- Agosto
Criamos um ambiente escurecido para fotografar e filmar luz, forram as janelas e tentamos várias vezes movimentos aplicados nos tutoriais, como não temos tripé , nem disparador automático na maioria das máquinas , os trabalhos foram realizadas em grupos de quatro alunos.
Um fotógrafo, 3 pintores de luz


Aula passo a passo:
Redução de fotos
Movie maker
em uma turma de 25 alunos 3 sabiam usar o movie maker,estes fizeram comigo a monitoria dos outros.


Alunos realizarão light paint no período de férias.(disponibilizei dois dias na escola)






Os alunos dividiram-se em monitores e estabeleceram uma relação de aprendizagem com os colegas da outra turma.







Horário extra curricular
Fotos dos momentos educativos:
Professora Daniela, nossa ex-colega de ensino a distância e Professora de Artes das turmas de 3º ano da escola.
Laboratório de informática:
Oficina com as duas turmas

Alunos preparando o ambiente e as lanternas para o light painting


 


Iniciando as light painting