domingo, 17 de julho de 2011

PCN Ensino Médio


No Ensino Médio, os alunos podem continuar a descobrir, de modo instigante, que a Arte manifesta uma variedade de histórias dos modos apreciativos, comunicacionais e, também, das maneiras criativas e das estéticas presentes nos fazeres artísticos. As pessoas, em seus fazeres artísticos, nas diversas linguagens e códigos, interligam pelo menos os seguintes aspectos:
• elaborações inventivas com materiais, técnicas e tecnologias disponíveis na sociedade humana; • percepções e elaborações de ideias, de representações imaginativas com significados das e sobre as realidades da natureza e das culturas; • expressões-sínteses de sentimentos, de emoções colhidas da experiência com o mundo sócio-cultural. Os estudantes que frequentam a escola média, ao desenvolverem fazeres artísticos por meio das linguagens e códigos da música, artes visuais, dança, teatro, artes audiovisuais,podem aprender a desvelar uma pluralidade de significados, de interferências culturais, econômicas, políticas atuantes nessas manifestações culturais.
Aos poucos os alunos, através de pesquisas, observações, análises, críticas, podem descobrir como vão sendo tecidas e transformadas as histórias:
• dos produtores de arte ou artistas;
• dos seus produtos ou obras de arte; • dos difusores comunicacionais da produção artística;
• dos públicos apreciadores de arte no âmbito da multiculturalidade. Além disso, é nesse âmbito do apreciar e fazer artísticos, do refletir sobre sua história produzida e em produção que os sentidos do processo de ensino e aprendizagem de linguagens artísticas – articulando-se às linguagens das culturas verbais, corporais e informatizadas, trabalhadas nas outras disciplinas da área Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – vão sendo experimentados por alunos e professores que estão convivendo nas escolas. Em suma, acreditamos que as práticas artísticas e estéticas em música, artes visuais, dança, teatro, artes audiovisuais, além de possibilitarem articulações com as demais linguagens da área Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, podem favorecer a formação da identidade e de uma nova cidadania do jovem que se educa na escola de Ensino Médio, fecundando uma consciência de uma sociedade multicultural, onde ele confronte seus valores, crenças e competências culturais no mundo no qual está inserido.
Competências e habilidades a serem desenvolvidas em Arte
Representação e comunicação • Realizar produções artísticas, individuais e/ou coletivas, nas linguagens da arte (música, artes visuais, dança, teatro, artes audiovisuais).
• Apreciar produtos de arte, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto a análise estética.
Investigação e compreensão • Analisar, refletir e compreender os diferentes processos da Arte, com seus diferentes instrumentos de ordem material e ideal, como manifestações sócio-culturais e históricas.
• Conhecer, analisar, refletir e compreender critérios culturalmente construídos e embasados em conhecimentos afins, de caráter filosófico, histórico, sociológico, antropológico, semiótico, científico e tecnológico, entre outros.
Contextualização sócio-cultural • Analisar, refletir, respeitar e preservar as diversas manifestações de Arte – em suas múltiplas funções – utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos, interagindo com o patrimônio nacional e internacional, que se deve conhecer e compreender em sua dimensão sócio-histórica.