sábado, 16 de julho de 2011

Aprendizagens realizadas.

Neste processo superamos diversas dificuldades técnicas e pedagógicas.Como fiz um plano muito amplo, só venci executá-lo com a concessão de horários(meus, de colegas) e intervenção de outras disciplinas, justificados na transversalidade.
Nosso crescimentos deu-se a medida que alunos e professores traziam informações e conhecimentos e compartilhavam com o grupo.Aprendemos a pensar na realidade , aprendemos a aprender, usando para isto a prática e tornando significativo este novo conhecimento. Apesar de crer que a aprendizagem se fundamenta no tempo para aprender e para sedimentar informações.O assunto foi tão bem aceito pelos alunos que a dedicação deles transformou meu paradigma.
E na frase de Paulo Freire ”Não há vida sem correção, sem retificação” apoiei as várias vezes que modificações do meu planejamento, mantive o “Norte”,mas agreguei ao trabalho informações do professor de Física(EU), Inglês e Artes(Daniela), e busca pessoal dos meus alunos.
Se aprendemos a vida toda,logo nosso processo apenas começou,eu, meus alunos e colegas professores ainda continuaremos nesta busca pelo conhecimento de Light painting.