domingo, 17 de julho de 2011

Proposta Triangular( trabalho em grupo)


Ana Mae Barbosa-Proposta Triangular

TAREFA REALIZADA COM OS COLEGAS:
ADÉLIA FERNANDES SOBRINHA
ADRIANO DREHER
ELIANA T. DE VARGAS MARTINS
MARIA JUREMA SALDIVIA SOARES

  Na escola, as duas grandes dificuldades de Ana Mae Barbosa eram a matemática e o desenho. Quem diria que a menina que não se dava bem nas aulas de arte, fazendo cópias ou realizando desenhos "perfeitos", tornar-se-ia a grande referência da arte educação no Brasil?
  
Talvez essa experiência pouco proveitosa com a arte tenha deixado a semente para que, anos depois, ela criasse uma nova teoria, que se opunha por completo a essa forma de levar a arte à escola, conhecida como Abordagem Triangular. Nela, Ana Mae Barbosa propõe um ensino da arte apoiado em três pilares básicos: o ver, o fazer e o contextualizar.


“Arte educação é todo o esforço no sentido de ampliar os conhecimentos artísticos e estéticos dos outros. Você tem arte educação no museu, na rua, quando há uma grande obra de arte pública...”Ana Mae Barbosa


ABORDAGEM TRIANGULAR
BASEIA-SE EM TRÊS QUESTÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ARTES:
O QUE É ARTE?

SEGUNDO ANA MAE :

*ARTE É ARTEFATO, NÃO É NATUREZA;

* ARTE É LINGUAGEM REPRESENTACIONAL, QUE PODE  INTERTEXTUAL IZAR COM OUTRAS LINGUAGENS;

* ARTE É EMOÇÃO, PORÉM REPRESENTADA   DE FORMA COMUNICÁVEL;

* ARTE É CONHECIMENTO, PARA CUJA CONFIGURAÇÃO  TODAS AS FUNÇÕES MENTAIS PARTICIPAM: INTUIÇÃO, INTELIGÊNCIA, DA EMOÇÃO.


“PRECISAMOS LEVAR A ARTE  QUE HOJE ESTÁ CIRCUNSCRITA A UM MUNDO SOCIALMENTE LIMITADO A SE EXPANDIR TORNANDO-SE PATRIMÔNIO
 DA MAIORIA E ELEVANDO O NÍVEL  DE QUALIDADE DE VIDA  DA POPULAÇÃO”
ANA MAE BARBOSA                                         

                                              
METODOLOGIA TRIANGULAR
* PERMITE A INTERPRETAÇÃO E A REPRESENTAÇÃO
  DAS VIVÊNCIAS INTERPESSOAIS;
* POSSIBILITA  ATUAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO;
*  VIABILIZA  A PESQUISA E VALORIZA AS TÉCNICAS DO ALUNO;
* HÁ A CONCEPÇÃO DE LEITURA NAS RELEITURAS DOS ALUNOS;
* POSSIBILITA RELAÇÕES FORMAIS E INFORMAIS ENTRE IMAGENS E SIGNOS;
* DESPERTA O INTERESSE PELA HISTÓRIA DA ARTE;
* DESENVOLVE A CRIATIVIDADE A PARTIR DA SENSIBILIDADE, LEVANDO-O A CONTEXTUALIZAÇÃO E A FACILIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIEDADE.
REFERÊNCIAS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ana_Mae_Barbosa