domingo, 17 de julho de 2011

Relatórios de observação

Observações no ensino de Artes Ensino Fundamental

1-Identificação do nível de ensino e características gerais da turma:
Nível de ensino: Fundamental
Série: 6ª série
Turno: Tarde
Periodicidade das aulas de artes:2 horas aula semanais
Tipo de escola:Rede Estadual,Instituto Estadual Nossa Senhora do Carmo, séries iniciais,
fundamental e Médio. Em Alvorada próxima ao centro da cidade,com infra estrutura básica,
próximo a linha de ônibus.
Número de alunos: aproximadamente1500, aproximadamente 38 alunos por sala.
Faixa etária: 6 a 50 anos,turma observada12 a 16 anos
Perfil geral da turma:Segundo o descrito pelo grupo de professores: alunos em sua maioria
fora da faixa etária , com dificuldades em relacionamento social e cognitivo.
Nível de motivação: segundo grupo de professores em sua maioria desmotivados a vivencia
escolar , descompromissados com aprendizagem


2. Aspectos relativos à formação e atuação do/a professor/a :

 
Formação:Educação Física, pós -graduação em psicomotricidade
Sexo: masculino
Tempo de atuação: 8 anos
Formas de relacionamento com alunos: Mediador e Afetivo
Forma de trabalho: Tarefas com explicações básicas
Princípios: Plano com base nas diretrizes norteado pelo plano oferecido nos livros Lições
do Rio Grande e o PPP da escola.
Referências:Usadas pelo professor: Livros didáticos de Artes e diálogo com colegas com
formação.
Observação: Apesar do plano estar de acordo com as diretrizes o professor por não possuir
habilitação enfoca seu trabalho na produção.


3.Caracterização do espaço de trabalho e recursos disponíveis:
Características do espaço físico:
Tipo de sala: Não existe sala específica para artes, a aula acontece na sala tradicional;
Retangular; boa iluminação; com classes distribuídas em grupos áulicos, ambiente
limpo;salas com pintura azul claro e barras azul escuro. E também pode ocorrer na sala de
Recursos ,que possui mesas coletivas ,através de agendamento.
Móveis: classes e cadeiras padrão em estado satisfatório. Mesa e cadeira para
professor;quadro branco.
Materiais e recursos disponíveis:
Na sala:Quadro branco,espaço nas laterais para fixar trabalhos
Na escola: Sala de recursos mesa de grupo com jogos variados ,quadro, tintas, material
diverso,biblioteca,sala de informática,recursos áudio-visuais).
Material:A escola fornece materiais básicos como;material para pintar, folhas A4 e A3 e
dentro das possibilidades pedidos feitos no planejamento escolar de outros recursos são
disponibilizados aos alunos.
Observação: fora o ambiente da sala de aula todo material ou uso de espaço coletivo deve
ser agendado e protocolado projeto que justifique o uso.
Presença de imagens na sala: Somente de trabalhos
4. Observação da situação de ensino-aprendizagem:
Descrição da proposta da aula: Confecção de cartões para o dia das mães e cartazes para
evento com as mães na escola. Alunos com livre escolha entre cartazes ou cartões.
O professor pediu em aula anterior esponja de aço(bombril), cola, tesoura , revistas
coloridas, material para forrar as mesas,material para colorir(lápis ou canetas hidrocor).
Análise dos elementos que fizeram parte da aula:Professor bastante ativo, observou quem
trouxe material. Registrou os que esqueceram e forneceu material que ele organizou. Começou as
instruções depois de todos organizados com seus materiais. Explicou a técnica em cada grupo,
fazendo um exemplo.

Fugiu dos modelos clássicos de cartões ,estimulando recortes,dobraduras,
colagens, retirada de pigmento com bombril e aplicação na folha. Motivou a criatividade pedindo
uso de várias cores, formatos de mascaras variadas. Foi ao quadro e exemplificou o método e
indicou cuidados para não rasgar material e respondeu a questionamentos pelos alunos.
Interação entre alunos e professor/a no desenvolvimento da proposta: Excelente
relacionamento aluno professor, sem problemas, professor carismático que motiva e estimula o
aluno.

Percebe-se que houve planejamento, propôs um trabalho adequado a faixa etária, trouxe algo
que eles desconheciam, proporcionou o conhecimento da técnica e apesar de não ter formação e
também não ser intencional, trabalhou várias situações que levam ao conhecimentos dos elementos
das artes visuais por trabalhar com bom material didático e se assessorar de boas informações com
colegas com formação para adequação da proposta. Os alunos sentem-se a vontade com o professor
que fica o tempo todo elogiando os trabalhos realizados, e mediando a participação com alunos
menos entusiasmados.
Perfil da turma conforme aula observada:
Turma curiosa e bastante ativa, alguns alunos desorientados dentro de uma situação escolar,
trabalham forçadamente nas propostas mesmo que bem estimuladas.
No geral demonstraram satisfação com o trabalho realizado e ficaram chateados com o término do
período. Sentiram-se valorizados e ansiosos por uma nova aula.