domingo, 9 de agosto de 2009

Leões e Cordeiros


O filme é bastante atraente,diálogos bem estruturados e faz uma grande reflexão da atuação dos EUA no mundo. Distribuído em 3 núcleos que se fundem na tela com a troca de diálogos.

O primeiro núcleo,uma entrevista com características bastante informais(cativar o entrevistador). Um Senador, apresenta uma nova estratégia para acabar com a Guerra do Golfo, hoje vista como a Guerra contra o terrorismo, para uma jornalista pacifista. Com posições tão antagonicas acontece um grande eclarecimento sobre oque se passa nas tramas de guerra.

O segundo núcleo, outro diálogo, um professor universitário e um aluno . Este professor se colocas no meio aos estudantes como que uma fada que desenvolve aptidões natas e que de alguma maneira não se projetam.

O terceiro núcleo é que faz o enlaçe com os outros núcleos,dois ex alunos do professor se alistam como soldados na guerra do golfo e são a estratégia do Senador.

É um filme construído de uma forma a atingir o povo americano em sua grande maioria alienado as ações políticas. Um país de grandes riquezas e de fácil acesso ao conhecimento tem uma grande dificuldade de ver o mundo fora do seu umbigo. Em sua maioria crescem alheios aos conceitos de ética, pois acreditam que ser americano é ser o melhor e que eles podem reger o planeta.

No filme fica claro através daquele professor que ora está disiliudido, ora cheio de esperanças; que é fundamental a atuação do professor com seus alunos. Devemos dar aquele olhar além do conhecimento,verificar aptidões,vivência, estimular a busca de caminhos que levem ao ao crescimento da humanidade de forma pacifista, abrangendo todos sem preconceitos ou discriminação. O nosso aluno lá no interior do interior pode ser um futuro Presesidente, como já é nossa realidade. Quantos professores podem influenciar a união mundial, espero que senão todos, muitos ou apenas um seja aquele que fará a diferença.