quarta-feira, 22 de julho de 2009

"Ser professsor no contexto atual"

Após assistir o vídeo "ser no contexto atual", separei cinco idéias e seus autores que considero fundamental para contribuir na formação do "ser professor".

Construtivismo-Jean Piaget,"O aprendizadfo é construído pelo aluno, não é repassado pelo professor"Se o conhecimento advém da interação do conhecimento entre o sujeito e o objeto ,cabe a observação do papél do professsor como estimulador da ação do aluno no processo de busca do conhecimento.A palavra marcante do construtivismo é "Estímulo".

A formação continuada-Paulo Freire,"A leitura do mundo precede a leitura da palavra",a formação do professor liga criticidade e reconhecimento do valor das emoções do sentimento,afetividade,intuiçãoou consciência.Superação é a paqlavra para o professor segundoFreire,a formação continuada deve ser o objeto de busca após a licenciatura.

Professor reflexivo-Antonio Nóvoa, professor que pensa sobre sua prática,sua vivência, erros e acertos, pesquisador. "Só é conhecimento depois de passar por uma análise sistemática". E é na escola que se tem o espaço para a educação continuada, através de ações reflexivas junto a equipe de professores.

Ensino fragmentado-Edgar Morin, é crítico ao ensino fragmentado, defende a incorporação do problema do cotidiano, "Currículo interliga cotidiano e ações do conhecimento". Acaba com a disciplina ,trabalho contextualizado ao cotidiano.Trabalho em equipe educacuional,transversalidade do ensino, habilidades/competências.

Profissionalização-Philippe Perrenoud,O professor como profissional,qualificado,culto,habil nas práticas reflexivas,inovador , competente, ester profissional dialoga com prazer com seus alunos.Professor realmente preparoado, traz ao aluno tranquilidadepois trabalha respeitando as diferenças.

N a minha prática docente nas Artes exsite a preoucupação com um currículo voltado para Habilidades/competências, não é possível executar tarefas que levem a uma prática artística sem gerar o conhecimento das Arter,História,Geografia,e outras. O meu paapel tem sido estimulaar através de reuniões em hora atividade a ligação curricular disvinculada do peso da disciplina. Quando nas artes mostramos a evoluão tecnológica que nos cerca,e que a construção de um objeto de artes passa antes de tudo pelo conhecimento adquirido e sua prática é relacionada ao cotidiano vivenciado através de situações problemas que levem a construçãO do conhecimento.Nas aulas de artes procuro mostrar um conhecimento sólido da habilidade aprensentado permeado de oficinas e seminários que levem a produção de conhecimento reflexivo.A diante postarei imagens destya prática, estou preparando aos autorições de publicação de imagens junto ao grupo de alunos.Com as artes conheci outras ciências eaprensdi a respeitar o dom natural e minhas limitações.