quarta-feira, 22 de julho de 2009

"Ser professsor no contexto atual"

Após assistir o vídeo "ser no contexto atual", separei cinco idéias e seus autores que considero fundamental para contribuir na formação do "ser professor".

Construtivismo-Jean Piaget,"O aprendizadfo é construído pelo aluno, não é repassado pelo professor"Se o conhecimento advém da interação do conhecimento entre o sujeito e o objeto ,cabe a observação do papél do professsor como estimulador da ação do aluno no processo de busca do conhecimento.A palavra marcante do construtivismo é "Estímulo".

A formação continuada-Paulo Freire,"A leitura do mundo precede a leitura da palavra",a formação do professor liga criticidade e reconhecimento do valor das emoções do sentimento,afetividade,intuiçãoou consciência.Superação é a paqlavra para o professor segundoFreire,a formação continuada deve ser o objeto de busca após a licenciatura.

Professor reflexivo-Antonio Nóvoa, professor que pensa sobre sua prática,sua vivência, erros e acertos, pesquisador. "Só é conhecimento depois de passar por uma análise sistemática". E é na escola que se tem o espaço para a educação continuada, através de ações reflexivas junto a equipe de professores.

Ensino fragmentado-Edgar Morin, é crítico ao ensino fragmentado, defende a incorporação do problema do cotidiano, "Currículo interliga cotidiano e ações do conhecimento". Acaba com a disciplina ,trabalho contextualizado ao cotidiano.Trabalho em equipe educacuional,transversalidade do ensino, habilidades/competências.

Profissionalização-Philippe Perrenoud,O professor como profissional,qualificado,culto,habil nas práticas reflexivas,inovador , competente, ester profissional dialoga com prazer com seus alunos.Professor realmente preparoado, traz ao aluno tranquilidadepois trabalha respeitando as diferenças.

N a minha prática docente nas Artes exsite a preoucupação com um currículo voltado para Habilidades/competências, não é possível executar tarefas que levem a uma prática artística sem gerar o conhecimento das Arter,História,Geografia,e outras. O meu paapel tem sido estimulaar através de reuniões em hora atividade a ligação curricular disvinculada do peso da disciplina. Quando nas artes mostramos a evoluão tecnológica que nos cerca,e que a construção de um objeto de artes passa antes de tudo pelo conhecimento adquirido e sua prática é relacionada ao cotidiano vivenciado através de situações problemas que levem a construçãO do conhecimento.Nas aulas de artes procuro mostrar um conhecimento sólido da habilidade aprensentado permeado de oficinas e seminários que levem a produção de conhecimento reflexivo.A diante postarei imagens destya prática, estou preparando aos autorições de publicação de imagens junto ao grupo de alunos.Com as artes conheci outras ciências eaprensdi a respeitar o dom natural e minhas limitações.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Novos blogs"Revisando Blog"

"Dio mio!!! Olhar aqueles blogs quase me fez correr UFRGS a fora. O MUTO é arte demais para minha cabeça de iniciante; quem não viu? Assiste o cara ele é demais! É um mura lista que através da animação nos encanta com o "Renascer" de uma figura grotesca e ao mesmo tempo faz críticas ao fundo com outros murais que estão ali como que perdidos. Uma simples placa indicando área militar leva a uma reflexão com o desenho perturbador do roer até os ossos... Olhe e sinta a emoção deste blog.Bem e o que me assustou? Bem, pensei "será que eles", os professores, estão querendo que euzinha faça um blog daqueles .Uau!! Que susto, acho que até posso pinchar um murinho com frases de efeito para queda de um governante que menos investiu na educação nos últimos anos deste estado, mas o MUTO é muito para mim. Já os outros blogs achei muito comerciais,até há participação de arte ou texto do artista mas está na cara que um profissional de computação montou tudo isto. Neste momento farei de tudo para criar algo meu sem o dedão do genio da computação. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura...Eu chego lá.Como diz Pareyson(1984,p.103),"os olhares[dos artistas] são reveladores sobretudo porque são construtivos, como o olho do pintor ,cujo ver já é um pintar e para quem contemplar se prolonga no fazer". Como boa observadora ,investigarei os detalhes, encontrarei particularidades que me tornarão mais rica e consequentemente meu blog com fins de aprendizagem também crescerá. Sendo o blog um espaço de compartilhamento de ideias permitir o comentário dos leitores levará aperfeiçoar o próprio blog, e com o devido cuidado ,transformá-lo em local de referencia sobre os temas abordados. Gostaria de encerrar por hoje com a seguinte sitação de Viktor Lowelfeld(1903-1960), austríaco, filósofo e educador no livro Creative and mental Growth(Desenvolvimento da capacidade Criadora,título no Brasil em 19977)no primeiro capítulo com o título "O Significado da Arte Para a Educação", no qual diz, literalmente:

"Em nosso sistema educacional, damos , realmente ,ênfase, aos valores humanos? Ou estamos tão ofuscados pelas recompensas materiais que não logramos reconhecer que os verdadeiros valores da democracia residem no seu mais precioso bem,o indivíduo?
Em nosso sitema educacional, a maior ênfase incide sobre a aprendizagem da informação dos fatos. Em grande escala, a aprovação ou reprovação num exame ou curso, a passsagem de ano ou mesmo permanência na escola dependem do domínio ou da memorização de certos fragmentos de informações os quais já são reconhecidos do professor.(...)O mais perturbador é que a capacidade para repetir fragmentos de informaçãoes pode ter muito pouca relação com o membro cooperante e bem-ajustado a sociedade que pensávamos estar produzindo. (...)Sabemos muito bem que a aprendizagem e a memorização dos fatos, a menos que sejam exercidas por um espírito livre e flexível,não beneficiarão o indivíduo nem a sociedade" (Lowenfeld, 1977,pp. 15-18).